1.Indique-nos as actividades relacionadas com a “música juvenil” que conhece em Caneças/ Casal de Cambra (festivais, grupos musicais, dança, …)
“Relacionadas com a música juvenil, aqui em Caneças, apenas conheço o grupo de dança “Eclipse” que actua no Festival de Hip Hop e a Banda de Caneças.”
2. Que associações existem ligadas a estas actividades?
“Não existem associações específicas. A J.F apenas tenta ajudar os grupos, não monetariamente, mas dando-lhes divulgação a nível das festas aqui em Caneças (S. Pedro, Sto António e S. João)”
3. Que tipo de pessoas desenvolvem essas actividades?
“As pessoas que desenvolvem são pessoas aqui da vila, que começaram com essas actividades e que simultaneamente estão ligadas à Junta”
4. São apoiadas por quem?
“Pela Junta”
5.Qual o tipo de apoios?
“No caso da banda, damos algum apoio monetário para fazerem viagens pelo país, ou então damos o autocarro para eles se deslocarem. No caso do grupo “Eclipse” , como já disse, damos divulgação não só para as pessoa da vila, como também para as de fora.”
6. Que tipo de eventos costumam realizar?
“Realizamos já por duas vezes o Festival de Hip Hop”
7.Qual a sua opinião acerca do papel destas actividades para os jovens?
“Na minha opinião, estas actividades são uma forma de os jovens ocuparem o seu tempo, em vez de tomarem caminhos errados e sem objectivos. Os jovens que estão dentro do meio musical, no futuro podem seguir uma carreira profissional e ao apoiarmos estas actividades estamos a mostrar que nos importamos com eles e com o seu futuro.”
8. Conhece algum/alguns, caso/casos concretos de jovens que, graças à música tenham orientado o seu percurso de vida?
“Desconheço, mas acredito que existam casos assim.”
9. Que projectos é que conhece para o futuro?
“Para o futuro ainda não temos objectivos a alcançar. De certo que faremos o III Festival de Hip Hop, e a Banda tem sempre os seus concertos ao longo do ano.”
10. Está disposto a apoiar projectos nesta área? Que tipos de projecto é que mais facilmente apoiaria?
“Claro que estou disposto a apoiar. Normalmente apoio sempre estes projectos que podem enriquecer a relação entre “cotas” e jovens e entre os Canecences.”
11. Será possível estabelecer uma relação entre diferentes estilos de música e diferentes bairros de Caneças/Casal de Cambra?
“Caneças e Casal de Cambra são ligeiramente diferentes. Enquanto Caneças é uma vila mais calma, Casal de Cambra tem mais ocorrência de distúrbios. Não estou a falar mal de Casal de Cambra, apenas a comparar. Não tenho muita ou quase nenhuma relação com os jovens de Casal de Cambra, mas de certeza que os jovens de lá têm uma vida mais “revoltada”, então devem ouvir músicas que transmitam alguma mensagem pessoal. Já os jovens de Caneças devem ouvir música mais alegre.”
12. Na sua opinião, em que medida este nosso projecto poderá contribuir para a reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas (cidades mais criativas)?
“ O vosso projecto poderá ajudar a conciliar esforços num projecto entre os jovens de Caneças e os de C. de Cambra, podendo estes (jovens) encontrar pontos em comum através da música.”
Análise da entrevista:
Através da entrevista feita ao Presidente da Junta da Freguesia de Caneças, Armindo Fernandes, conseguimos obter resultados positivos.
Podemos perceber qual a relação entre a Junta de Freguesia e os jovens da localidade e os seus projectos. O Presidente passou a ideia de que ao longo dos anos tem vindo a ser realizados alguns eventos como o Festival de Hip-Hop, que estão directamente relacionados com a musica juvenil, logo como o nosso projecto. Numa das questões em que é pedido para se fazer uma relação entre o comportamento dos jovens e a música que ouvem, o Presidente utilizou uma comparação entre os jovens de Casal de Cambra e os de Caneças, ou seja, na sua opinião os jovens de Casal de Cambra por, supostamente, estarem num ambiente mais "complicado" ouvem musicas que possam reflectir o seu meio social. No que diz respeito aos jovens de Caneças, o Presidente faz-nos um retrato mais "colorido".
Concluímos que, existem algumas actividades mas em pouco número relacionadas com a música e as associações e os grupos são quase inexistentes. Existe algum esforço na dinamização destas actividades, de modo a proporcionar alguma qualidade de lazer aos jovens da localidade.