Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2008

Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Caneças

1.Indique-nos as actividades relacionadas com a “música juvenil” que conhece em Caneças/ Casal de Cambra (festivais, grupos musicais, dança, …)
“Relacionadas com a música juvenil, aqui em Caneças, apenas conheço o grupo de dança “Eclipse” que actua no Festival de Hip Hop e a Banda de Caneças.”
2.      Que associações existem ligadas a estas actividades?
“Não existem associações específicas. A J.F apenas tenta ajudar os grupos, não monetariamente, mas dando-lhes divulgação a nível das festas aqui em Caneças (S. Pedro, Sto António e S. João)”
3.      Que tipo de pessoas desenvolvem essas actividades?
“As pessoas que desenvolvem são pessoas aqui da vila, que começaram com essas actividades e que simultaneamente estão ligadas à Junta”
4.      São apoiadas por quem?
“Pela Junta”
5.Qual o tipo de apoios?
“No caso da banda, damos algum apoio monetário para fazerem viagens pelo país, ou então damos o autocarro para eles se deslocarem. No caso do grupo “Eclipse” , como já disse, damos divulgação não só para as pessoa da vila, como também para as de fora.”
6.      Que tipo de eventos costumam realizar?
“Realizamos já por duas vezes o Festival de Hip Hop”
7.Qual a sua opinião acerca do papel destas actividades para os jovens?
“Na minha opinião, estas actividades são uma forma de os jovens ocuparem o seu tempo, em vez de tomarem caminhos errados e sem objectivos. Os jovens que estão dentro do meio musical, no futuro podem seguir uma carreira profissional e ao apoiarmos estas actividades estamos a mostrar que nos importamos com eles e com o seu futuro.”
8.      Conhece algum/alguns, caso/casos concretos de jovens que, graças à música tenham orientado o seu percurso de vida?
“Desconheço, mas acredito que existam casos assim.”
9.      Que projectos é que conhece para o futuro?
“Para o futuro ainda não temos objectivos a alcançar. De certo que faremos o III Festival de Hip Hop, e a Banda tem sempre os seus concertos ao longo do ano.”
10. Está disposto a apoiar projectos nesta área? Que tipos de projecto é que mais facilmente apoiaria?
“Claro que estou disposto a apoiar. Normalmente apoio sempre estes projectos que podem enriquecer a relação entre “cotas” e jovens e entre os Canecences.”
11.   Será possível estabelecer uma relação entre diferentes estilos de música e diferentes bairros de Caneças/Casal de Cambra?
Caneças e Casal de Cambra são ligeiramente diferentes. Enquanto Caneças é uma vila mais calma, Casal de Cambra tem mais ocorrência de distúrbios. Não estou a falar mal de Casal de Cambra, apenas a comparar. Não tenho muita ou quase nenhuma relação com os jovens de Casal de Cambra, mas de certeza que os jovens de lá têm uma vida mais “revoltada”, então devem ouvir músicas que transmitam alguma mensagem pessoal. Já os jovens de Caneças devem ouvir música mais alegre.”
12. Na sua opinião, em que medida este nosso projecto poderá contribuir para a reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas (cidades mais criativas)?
“ O vosso projecto poderá ajudar a conciliar esforços num projecto entre os jovens de Caneças e os de C. de Cambra, podendo estes (jovens) encontrar pontos em comum através da música.”
Análise da entrevista:
Através da entrevista feita ao Presidente da Junta da Freguesia de Caneças, Armindo Fernandes, conseguimos obter resultados positivos.
Podemos perceber qual a relação entre a Junta de Freguesia e os jovens da localidade e os seus projectos. O Presidente passou a ideia de que ao longo dos anos tem vindo a ser realizados alguns eventos como o Festival de Hip-Hop, que estão directamente relacionados com a musica juvenil, logo como o nosso projecto. Numa das questões em que é pedido para se fazer uma relação entre o comportamento dos jovens e a música que ouvem, o Presidente utilizou uma comparação entre os jovens de Casal de Cambra e os de Caneças, ou seja, na sua opinião os jovens de Casal de Cambra por, supostamente,  estarem num ambiente mais "complicado" ouvem musicas que possam reflectir o seu meio social. No que diz respeito aos jovens de Caneças, o Presidente faz-nos um retrato mais "colorido".
Concluímos que, existem algumas actividades mas em pouco número relacionadas com a música e as associações e os grupos são quase inexistentes. Existe algum esforço na dinamização destas actividades, de modo a proporcionar alguma qualidade de lazer aos jovens da localidade.
publicado por kumbaya às 15:44
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Janette da Silva a 18 de Março de 2008 às 15:34
O presidente da Junta não sabe o que diz. O trabalho realizado pela Associação de Jovens de Casal de Cambra ao qual eu era Vice-Presidente foi bastante útil para o aumento da auto-estima dos jovens residentes, e não era partys "como o próprio sucinta . Nos tínhamos um caderno de Constituições , tínhamos um Presidente que era estudante universitário de enfermagem. O nome da nossa Associação saiu no diário da Republica o que prova que estávamos legalmente constituídos como uma associação de jovens. Realizávamos Assembleias e pagávamos as nossas quotas. A Associacao de Jovens de Casal de Cambra realizava torneios de futebol, desfiles de moda, playbacks, danças , concurso de misses e explicações ao qual nenhuma destas actividades eram fornecidas pela Junta e era com bastante dificuldade que o Presidente da Junta nos fornecia um espaço para a realização de certas actividades. Tínhamos o apoio do Observatório de Casal de Cambra na cedência de espaço porque o Presidente se recusou a ceder-nos um espaço onde pudéssemos ter as nossas reuniões e guardar os nossos equipamento (computador, bolas de futebol , redes, aparelhagem,etc ...). A igreja local nos cedia um espaço restrito a certos dias e horas para explicações , ensaios de dança e desfiles.
Todo o dinheiro vinha do nosso bolso e o Conservatório de Casal de Cambra nos ajudava na compra de prémios .
O que eu posso dizer e que foi de ma vontade do Presidente, sim, porque ele não nos queria apoiar. Adoro Casal de Cambra e uma freguesia bastante calma e conheço a maior parte da população residente, residi lá por bastante tempo e devido a este facto que nos empenhamos muito no projecto. Agora imagino como o jovens devem estar tristes porque nos perguntam sempre pelas actividades. Eu sinceramente espero que o presidente da Junta faça mais e fale menos. Obrigado
Janette da Silva
De Idalina Silva a 17 de Abril de 2008 às 15:23
Sr.Janete fez os mesmos comentarios tanto para a JUnta de Casal de Cambra como para o de Caneças....pelos vistos voçe é que nao sabe o que diz!

Gostei do blog pois aborda questoes de hoje em dia como é o caso de a musica influenciar o comportamento dos nossos filhos de forma poditiva ou negativa, continuem com o bom trabalho

Comentar post

.posts recentes

. Entrevista feita ao DJ Da...

. Muito trabalhinho..

. Balanço do 2º Período

. Relatório das apresentaçõ...

. Entrevista ao Presidente ...

. Cartazes em destaque

. Entrevista ao Presidente ...

. Estrutura do Inquérito

. Programa Nós

. Caracterização Sumária da...

. "Lisbon Experience"

. Informação..

. Festival Lisboa Mistura

. Bob Marley

. Será bOm reFerir qUe..

. **bom natal**

. Resultados de algumas ent...

. Avaliação Final

. Um bom exemplo da cultura...

. Guião de Entrevistas

. AlgunS ExempLos...dos noV...

. Bom exemplo

. ...Estilos Músicais...

. PonTo de SituaÇão

. Tarefas agendadas...

. SOLTA O SOM DJ...

. Tema escolhido...

. A questão reside...

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds