Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008

Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra

1.Indique-nos as actividades relacionadas com a “música juvenil” que conhece em Caneças/ Casal de Cambra (festivais, grupos musicais, dança, …)

" Não tenho conhecimento de nada em específico, sei que há um grupo de raparigas que estão ligadas à música através da dança e que se reunem aqui, no salão da Junta de Freguesia, mas não é nada sério. Para que possamos ajudar têm de se apresentar a nós."

 2.Que associações existem ligadas a estas actividades?  

" A associação de jovens de Casal de Cambra organizava umas "partys", mas estas não corriam muito bem, pois faziam tudo que não podiam, não falo dos jovens daqui ( Casal de Cambra) mas sim de jovens de outros bairros."

 

3.Que tipo de eventos costumam realizar?

" A Junta de Freguesia nunca fez nada em específico, mas a escola Professor Agostinho da Silva já teve vários eventos relacionados com a música,apoiado por nós. Normalmente, no 25 de Abril, fazem-se algumas festas para a população."

 

4. Qual a sua opinião acerca do papel destas actividades para os jovens?

" A música em si é óptima, devemos apoiar eventos com ela relacionados. Mas pode ter situações menos positivas, conjugados com outros factores podem originar situações mais graves. É importante fazer-se um trabalho nesse aspecto"

5. Conhece algum/alguns, caso/casos concretos de jovens que, graças à música tenham orientado o seu percurso de vida?

" Tive conhecimento, há pouco tempo, de um jovem que tem ganho vários prémios a nível nacional e internacional, tocando acordeão. A Junta de Freguesia poderia começar a apoiá-lo antes, caso tivesse tido conhecimento há mais tempo."

6.Que projectos é que conhece para o futuro?

" Não tenho conhecimento de projectos."

 

7. Está disposto a apoiar projectos nesta área? Que tipos de projectos é que mais facilmente apoiaria?

"  Estamos disponiveis a apoiar se for de interesse geral e "com pernas para andar" . Eventos com assistência, nada de raves e partys.

Já se pensou em arranjar uma escola de música, mas há que pensar bem, pela despesa em instrumentos, etc . "

8. Será possível estabelecer uma relação entre diferentes estilos de música e diferentes bairros de Casal de Cambra?

" Na minha opinião não, os jovens da nossa comunidade, embora sejam de culturas e de bairros diferentes, gostam de tipos de músicas semelhantes."

9. Há algum tempo atrás houve aqui ( Casal de Cambra) um concerto de uma "boysband" intitulada "Milénio", existe mais algum projecto neste âmbito ?

"  Actualmente não, os artistas pedem cachê muito alto. Como o recinto é aberto não se consegue obter receitas que cubram essas despesas, querem palcos que não temos. "

10. Temos conhecimento de um jovem (residente no bairro) que costuma cantar "umas coisas" , caso ele apresentasse o seu trabalho, seria apoiado?

"  Se não for apenas uma ilusão e tiver valor, não vejo porque não apoiar. Desde que sejam razoáveis os custos, é uma ideia a pensar"

11. Consegue relacionar o conceito "jovem" com a "música"? E que importância é  que ela (música) revela ter?

"  É evidente que a música faz parte da vivência em sociedade. A importância da música para o jovem é bastante, segue-se o exemplo do grupo. O convivio dos jovens passa, essencialmente, pela música, festas, etc."

Curiosidades:

  • Pensa-se em lançar um programa para o ano, tendo em vista a ocupação de tempos livres, com 3 objectivos:

    - Afastar os jovens de perigos para eles e para a sociedade.

   - Arranjar actividades que cativem os jovens.

   -  Tentar fazer uma ligação entre todos os jovens de Casal de Cambra.

  • A Junta pagou um curso de DJ a alguns jovens (  Dj nedwit fox) .
Análise da entrevista:
Entrevista feita ao Presidente da J.F de Casal de Cambra (Elias Garcia) foi bastante proveitosa, não só pela informação que nos foi fornecida, como também, pela forma como fomos recebidas.
Inicialmente, estávamos um pouco receosas, por ser a primeira entrevista que fazíamos, mas desde logo sentimos “abertura” suficiente para expormos as perguntas e até mesmo para fazermos algumas críticas e observações quanto à intervenção da Junta na nossa área residencial, isto a nível cultural (música). Uma das críticas que fizemos foi a ausência de actividades culturais para a população. De seguida, foi-nos dito que os fundos destinados à cultura, enviados à autarquia são bastante limitados (na nossa opinião não são nenhuns), o que também dificulta qualquer acção neste campo. É estranho (no nosso campo de visão) que num país em que se diz que a mão-de-obra é pouco qualificada, não se invista na cultura, pois existem bastantes jovens, “diamantes não lapidados”.
Em suma, foi-nos passada a mensagem de que, se existem projectos em mente ou mesmo a decorrer, é necessário que estes sejam, de alguma maneira, anunciados pelos que nele trabalham. O facto de muitas vezes estes projectos serem realizados “à margem” dos órgãos locais fazem com que a Junta tenha um papel muito passivo no seu desenvolvimento, apesar de muitas vezes parecer que os apoios não são dados por falta de vontade. Este argumento é contrariado através dos dados. Estes revelam que num passado recente a Junta financiou um curso de dj’s, o que revela apoio aos novos géneros de músicas.

 

publicado por kumbaya às 10:18
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Janette da Silva a 18 de Março de 2008 às 15:03
O presidente da Junta não sabe o que diz. O trabalho realizado pela Associação de Jovens de Casal de Cambra ao qual eu era Vice-Presidente foi bastante útil para o aumento da auto-estima dos jovens residentes, e não era partys "como o próprio sucinta . Nos tínhamos um caderno de Constituições , tínhamos um Presidente que era estudante universitário de enfermagem. O nome da nossa Associação saiu no diário da Republica o que prova que estávamos legalmente constituídos como uma associação de jovens. Realizávamos Assembleias e pagávamos as nossas quotas. A Associacao de Jovens de Casal de Cambra realizava torneios de futebol, desfiles de moda, playbacks, danças , concurso de misses e explicações ao qual nenhuma destas actividades eram fornecidas pela Junta e era com bastante dificuldade que o Presidente da Junta nos fornecia um espaço para a realização de certas actividades. Tínhamos o apoio do Observatório de Casal de Cambra na cedência de espaço porque o Presidente se recusou a ceder-nos um espaço onde pudéssemos ter as nossas reuniões e guardar os nossos equipamento (computador, bolas de futebol , redes, aparelhagem,etc ...). A igreja local nos cedia um espaço restrito a certos dias e horas para explicações , ensaios de dança e desfiles.
Todo o dinheiro vinha do nosso bolso e o Conservatório de Casal de Cambra nos ajudava na compra de prémios .
O que eu posso dizer e que foi de ma vontade do Presidente, sim, porque ele não nos queria apoiar. Adoro Casal de Cambra e uma freguesia bastante calma e conheço a maior parte da população residente, residi lá por bastante tempo e devido a este facto que nos empenhamos muito no projecto. Agora imagino como o jovens devem estar tristes porque nos perguntam sempre pelas actividades. Eu sinceramente espero que o presidente da Junta faça mais e fale menos. Obrigado
Janette da Silva

Comentar post

.posts recentes

. Entrevista feita ao DJ Da...

. Muito trabalhinho..

. Balanço do 2º Período

. Relatório das apresentaçõ...

. Entrevista ao Presidente ...

. Cartazes em destaque

. Entrevista ao Presidente ...

. Estrutura do Inquérito

. Programa Nós

. Caracterização Sumária da...

. "Lisbon Experience"

. Informação..

. Festival Lisboa Mistura

. Bob Marley

. Será bOm reFerir qUe..

. **bom natal**

. Resultados de algumas ent...

. Avaliação Final

. Um bom exemplo da cultura...

. Guião de Entrevistas

. AlgunS ExempLos...dos noV...

. Bom exemplo

. ...Estilos Músicais...

. PonTo de SituaÇão

. Tarefas agendadas...

. SOLTA O SOM DJ...

. Tema escolhido...

. A questão reside...

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds